Dezembro Laranja

Dezembro Laranja

dezembro laranja

Dezembro é o mês da Campanha

de Prevenção do Câncer de Pele

Sobre a Campanha

Em todos os meses de dezembro, desde 2014, a Sociedade Brasileira de Dermatologia promove o Dezembro Laranja. A ação faz parte da Campanha Nacional de Prevenção ao Câncer da Pele. Nesta época são realizadas diferentes ações em parceria com instituições públicas e privadas para informar a população sobre as principais formas de prevenção e a procurar um médico especializado para diagnóstico e tratamento deste problema. O câncer da pele é o tipo da doença mais incidente no Brasil, com cerca de 180 mil novos casos ao ano. Quando descoberto no início, tem mais de 90% de chances de cura.

No ano de 2019, além de conscientizar a população sobre a prevenção desde a infância, a iniciativa tem como objetivo principal alertar sobre os #SINAISDOCANCERDEPELE para diagnóstico e tratamento precoces, aumentando as chances de cura na grande maioria dos casos.

Sobre o câncer da pele

Este tipo de câncer é provocado pelo crescimento anormal das células que compõem a pele. Existem diferentes tipos de câncer da pele que podem se manifestar de formas distintas, sendo os mais comuns denominados carcinoma basocelular e carcinoma espinocelular – chamados de câncer não melanoma – e que apresentam altos percentuais de cura se diagnosticados e tratados precocemente. Um terceiro tipo, o melanoma, apesar de não ser o mais incidente, é o mais agressivo e potencialmente letal. Quando descoberta no início, a doença tem mais de 90% de chance de cura.

“Em todos eles, a exposição excessiva e sem proteção ao sol é o principal fator de risco que pode desencadear a doença , que pode se manifestar como uma pinta ou mancha, geralmente acastanhada ou enegrecida; como uma pápula ou nódulo avermelhado, cor da pele e perolado (brilhoso); ou como uma ferida que não cicatriza”, diz Jade Cury Martins, Coordenadora do Departamento de Oncologia Cutânea da SBD.

Por isso, a Sociedade Brasileira de Dermatologia orienta que as pessoas se examinem com regularidade, consultando um dermatologista em caso de suspeita. Também é importante que se examine familiares, pois muitas vezes os cânceres podem aparecer em regiões que não é possível reconhecer sozinho. Ao se expor ao sol, é importante que as áreas descobertas estejam protegidas, mesmo em dias frios e nublados.

A SBD também lembra que uma forma importante de evitar a doença é a prevenção; o autoexame é válido, mas não substitui a ida ao médico dermatologista.

Ação Comunitária

ações que assume maior relevância ocorrerá no dia 7 de dezembro, quando cerca de quatro mil médicos dermatologistas e voluntários prestarão atendimento gratuito para diagnóstico do câncer de pele. As consultas serão realizadas em cerca de 130 postos de saúde pelo Brasil.

Serviço


• Mutirão de Prevenção ao Câncer da Pele com exame preventivo gratuito
Dia: 7/12, das 9h às 15h, em diversos postos de atendimento no país. 

• Acesse os locaishttp://www.sbd.org.br/dezembroLaranja/exame-preventivo-gratuito/

Em Curitiba o mutirão acontecerá no Ambulatório de Dermatologia SAM 4 anexo B prédio central
Alto da Glória, Curitiba, PR

Aqui na Demabi nos preocupamos com a saúde de nossos colaboradores e clientes, orientamos para que você siga as instruções da Campanha Dezembro Laranja e faça uma visita ao dermatologista!

Fontes:

Sociedade Brasileira de Dermatologia

Autor