Sobre a potência de lâmpadas Led

Sobre a potência de lâmpadas Led

Potência de Lâmpadas Led

potência de lâmpadas led

Ao comprar lâmpadas, é quase certo que você está acostumado a olhar a potência (os watts), como referência de quanto brilhante será a lâmpada. Porém a luminosidade das lâmpadas LEDs é determinada de modo diferente.

Contrariamente à crença comum, potência não é uma indicação de brilho, mas uma medida de quanta energia a lâmpada consome. Para as lâmpadas incandescentes e fluorescentes, existe uma relação direta entre os watts e o brilho, mas para os LEDs, watts não são um indicador de quão luminosa será uma lâmpada.

Por exemplo, uma lâmpada de LED com brilho comparável a uma lâmpada incandescente de 60W tem apenas 8 a 12 watts. Só que nas lâmpadas LED não há uma maneira uniforme de converter estes watts em luz. Em vez disso, uma forma diferente de medição deve ser usada: lúmens.

O lúmen (lm) é a medida real do brilho fornecida por uma lâmpada, é o número que você deve procurar ao comprar lâmpadas LED. Ou seja: escolha a quantidade de lúmens que você julgar adequada para o local onde pretende colocar a lâmpada. Quanto mais lúmens, mais iluminado será o lugar.

Então por que há produtos com mais Watts mas com menos Lúmens do que outros?

O LED é uma tecnologia em evolução, em desenvolvimento constante. Estes produtos são cada dia mais eficientes conseguindo-se que ofereçam maior brilho (lúmens) com menos Watts. Daí aparece o índice: eficiência energética, que é indicado Lm / W. Ou seja lúmens emitidos por cada watt consumido.

Tabela de Lúmens

Tabela de lâmpadas domésticas, ordenadas por lúmens
LúmensIncandescenteFluorescenteLED
600 lm60 W10 W6 W
800 lm80 W13 W8 W
1000 lm100 W17 W10 W
1200 lm120 W20 W12 W
1500 lm150 W25 W15 W

Esta é uma tabela somente orientativa, conforme visto no parágrafo anterior a quantidade de lúmens em relação à potência de lâmpadas led pode variar conforme a eficiência energética da lâmpada.

Ok, interessante, você caro leitor diria … mas e daí, qual lâmpada eu preciso para continuar a ter a iluminação que eu quero, ou que tinha antes de pensar em trocar as lâmpadas antigas ?

O correto seria chamar um arquiteto, engenheiro ou técnico habilitado para fazer um levantamento do que existe, verificar suas necessidades atuais e futuras e fazer um projeto completo, especificando tipos de lâmpada, potência, lúmens, local e forma correta para instalar, lista de componentes, layout, cálculo dos circuitos, e outros detalhes. O problema é que geralmente não temos verba disponível para contratar este serviço.

Então para você mesmo resolver a questão e ter uma noção de quantas lâmpadas vai precisar em um ambiente, é necessário entender outra unidade usada em dimensionamento de iluminação : a “Iluminância” .

Iluminância

Iluminância é a quantidade da luz que é refletida em determinada superfície e em certa direção e distância, e a unidade de medida é expressa em lux, conforme o Sistema Internacional de Unidades. Um lux é igual a um lúmen por metro quadrado (1 lux = 1 lúmen/m2). Existe uma Norma Técnica que determina o nível de Iluminância ideal para ambientes de acordo com as atividades que serão executadas no espaço. A norma é a NBR 5413 (Iluminância de Interiores) da ABNT.

Luxímetro

A iluminância pode ser medida através de um aparelho chamado luxímetro, também chamado de fotômetro. Este é um aparelho que absorve e calcula a luminosidade de um local.

Com o luxímetro, e seguindo os padrões da norma, é possível definir a luz ideal para uma residência, escritório e mesmo um show ou evento, servindo também para efetuar as medições de iluminância não apenas de ambientes com luz artificial mas também com luz natural.

Um luxímetro profissional é razoavelmente caro, pensando nisso a fabricante de lâmpadas Ourolux desenvolveu um aplicativo para Android ou Apple que você pode baixar gratuitamente neste endereço.

Como escolher uma lâmpada

Vamos ao que interessa, como faço para saber quantas e quais lâmpadas preciso ?

Nessa tabela (baseada nas normas técnicas) é possível ver a quantidade de iluminância necessária (lúmens por metro quadrado) de um ambiente, dependendo da sua função. Ou seja, se o valor da tabela for multiplicado pela área (metros quadrados) de um ambiente, o resultado será a quantidade total de iluminação necessária naquele local, em lúmens. A partir daí, basta saber quantos lúmens tem cada lâmpada para saber quantas lâmpadas utilizar.

Tabela de luminância recomendada

AmbienteLumens por m2 (lux)
Escritório – Mesa de Trabalho 300 – 500
Sala – Luz Geral 100 – 200
Sala – Luz Local (Leitura / Costura) 300 – 750
Quarto – Luz Geral 100 – 200
Quarto – Luz Local (Cabeceira de cama) 200 – 500
Cozinha – Luz Geral 100 – 200
Cozinha – Luz Local (Mesa / Pia / Fogão) 200 – 500
Banheiro – Luz Geral 100 – 200
Banheiro – Luz Local (Espelho) 200 – 500
Hall / Escada / Dispensa / Garagem 75 – 150
Lojas – Vitrines 500 – 1000

 

Exemplo: Segundo a tabela, uma sala precisa de 100 a 200 lúmens por metro quadrado de luz geral. Então em uma sala de jantar de 5 metros por 4 metros, isto é, com 20 metros quadrados de área, serão necessários de 2000 (100lm x 20m2) a 4000 (200lm x 20m2) lúmens. Se cada lâmpada utilizada tiver 1000 lúmens, serão necessárias de 2 a 4 lâmpadas nesse ambiente. Uma Lâmpada Led com potência de 9 ou 10 Watts tem em torno de 1000 lúmens, então seria necessário 2 a 4 destas, dependendo do seu gosto para ambientes mais ou menos iluminados.

Outras características técnicas a considerar na compra

Complementando, além da potência das lâmpadas led e seus lúmens, também devemos levar em conta a cor da luz que esta emite, ou tecnicamente falando, sua temperatura de cor. A temperatura de cor expressa a aparência de cor da luz emitida pela fonte de luz.

A unidade de medida da temperatura de cor é o Kelvin (K). Quanto mais alta a temperatura de cor, mais clara é a tonalidade de cor da luz. Quando falamos em luz quente ou fria, não estamos nos referindo ao calor físico da lâmpada, e sim a tonalidade de cor que ela irradia ao ambiente. Luz com tonalidade mais suave, torna o ambiente mais aconchegante e relaxante; já uma luz mais clara, torna o ambiente mais estimulante. Geralmente temos disponível no mercado lâmpadas de luz branca fria (6000k ou 6500k), ou branca quente (também chamada amarela), em torno de 2700k a 5000k.

E para finalizar, ao comprar lâmpadas led devemos observar se precisamos de lâmpadas tubulares, de 60cm ou 120cm, ou de bulbo. Sendo de bulbo devemos também verificar o bocal, o mais comum é o E-27, equivalente às lâmpadas incandescentes antigas. Também existe lâmpada Led com bocal E-40, maior que o E-27.

Quanto a tensão de alimentação da lâmpada não é problema, pois praticamente todos os modelos são Bivolt, isto é, podem ser conectadas tanto em 110/127V quanto 220V.

Então, descobriu por quê a potência de lâmpadas led não é o unicamente o melhor critério para escolhar suas lâmpadas ?

Veja em nossa loja virtual algumas boas opções de lâmpadas Led.

Fontes :

– NBR 5413 ABNT

– Wikipedia

– Dicas de Arquitetura

– Blog Boreal Led

– Ourolux